Loading...

Alterações no sistema ósseo a partir da terceira idade e como minimizar os danos

Nas três primeiras décadas de vida, o processo de remodelação óssea mantém um estado de equilíbrio entre a reabsorção óssea e formação óssea. No entanto, alguns anos após a fase máxima de formação óssea ocorre a diminuição progressiva da massa óssea, independente da raça, hábitos alimentares, atividades físicas, condições geográficas ou poder econômico. As alterações fisiologicas no sistema ósseo são:

· Com o envelhecimento o equilíbrio entre reabsorção e formação óssea se desloca em uma direção negativa, favorecendo uma menor formação de osso. Esta combinação de deficiência de massa óssea e redução da força, finalmente resultam em osteoporose e fraturas.

· Com a fragilidade das articulações têm-se problemas de locomoção, de circulação sanguínea nos membros, integridade óssea.

· O envelhecimento articular apresenta uma diminuição da produção de líquido sinovial, que é o responsável por nutrir a articulação e lubrificar a cartilagem.

· À medida que envelhecemos, nossas articulações enfraquecem devido ao seu desgaste por pressão, por desidratação ou por atrito com ossos.

Para ajudar a minimizar os danos aconselha-se que se ingira bastante água e alimentos como: Leite e Derivados, Ovos, Salmão, Vegetais verdes (Ex.: Broculos, Espinafres…), Frutas Secas.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *